Bem-Vindo

Seja bem-vindo ao blog da equipe A Bagaceira, da 10ª Gincana Literária do Colégio Monteiro Lobato.
Aqui você encontra tudo sobre todo o conteúdo programático de literatura do 3º ano do ensino médio.
Aproveite e desfrute o que esta "bagaceira" tem a vos oferecer...
Aqui você encontrará inúmeros vídeos tratando-se de reportagens, depoimentos, homenagens e especiais para informar de forma dinâmica e divertida.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011



A Procura de Jane

   Segundo a autora, Gizelda de Morais, A Procura de Jane foi escrito entre 2004 e 2005, e presta uma homenagem a Miguel de Cervantes, cujo Dom Quixote de la Mancha comemorava, naquela época, quatro centos anos de edições, levando ao mundo a mensagem dos sonhadores em seu confronto com a dura realidade.

   Dividido em três partes, a viagem, a chegada e a busca, o enredo é basicamente a história da protagonista Jane que está de retorno dos Estados Unidos para o Brasil, depois de uma longa viagem. Esta Viagem foi acima de tudo o sonho da protagonista.

   A primeira parte, A Viagem se dá com o retorno da protagonista Jane ao Brasil, nada prazeroso. Jane se pergunta sobre a sua nacionalidade e se há sentido para a sua volta, faz uma dura crítica ao idioma inglês e ao modo como os americanos tratam seus turistas estrangeiros. Procura o sentido exato da vida e pergunta-se para que serve tanta cultura se tudo acaba na morte. Sua frustração inicial tinha sido pela perda dos seus manuscritos, seu ódio aumentou ainda quando o viu Publicado com o título de Jane Brasil num tabuleiro de promoção, num livraria, em Salvador onde passava férias. Sua busca pela psicóloga que roubou seus manuscritos, tornou-se uma obsessão.

   A segunda parte, intitulada A Chegada trata-se da chegada do avião ao aeroporto de São Paulo. Jane se vê sem dinheiro por ter vendido seu velho fusca e seu apartamento. Jane arrepende-se de ter passado tanto tempo em sala de aula e convenceu-se por fim que a sabedoria é adquirida com a idade e a verdade é apenas um fragmento do que lhe é imposto pela realidade a que seus olhos lhe permitem ver.

   Na terceira parte, A Busca , Destacasse os momentos em que Jane se depara com uma orquestra tocando música de Roberto Carlos e se emociona.Quando recebe a resposta da acusada contra Jane, deixando a própria Jane questionada quando mostra a carta ao amigo Ubaldo, sem saber se realmente sofreu um traumatismo craniano, causando-lhe uma amnésia parcial e provisória. Na descoberta da sua verdadeira origem, Jane estabelece uma nova busca por sua família, que encontra e cria expectativas para o futuro com a mãe que decidiu morar com ela.



Autora



Gizelda Santana Morais, nasceu em 30 de maio de 1939, na cidade de Campo do Brito, Sergipe. Em razão de deslocamento de seus pais para Riachão do Dantas - SE, esse foi oficialmente anotado como seu local de nascimento. Estudos Primários no Grupo Escolar Tobias Barreto da cidade de Tobias Barreto (Sergipe) onde passou a infância e leu os primeiros livros na Biblioteca pública do mesmo nome. Estudos ginasiais e secundários no Colégio N.S de Lourdes e Ateneu Sergipense em Aracaju.

Aprofunde-se clicando aqui.

                                    Trabalho sobre o livro A Procura de Jane
                                       


Entrevista com Gizelda Morais



Nenhum comentário:

Postar um comentário