Feijão de CegoSão contos sergipanos, escritos por Vladimir Souza Carvalho em 2009 e publicado pela editora Juruá, reúne contos que por si só, representam diversas histórias que marcam com maestria diversos mundos e costumes, abordando temas universais e regionais, contados de forma simples e implícita, o que torna a obra tão verossímil.
Todos os 33 contos são ambientados em diferentes lugares e nos remete a causos que são apresentados de forma direta, como se estivéssemos ouvindo o próprio narrador em um roda de conversa entre amigos, como se fazia em noites de luar em diversas cidades do interior sergipano.
Vladimir utiliza de uma linguagem brejeira com humor, drama e luxúria, variando a narrativa em primeira e terceira pessoa.
O tempo é descrito com precisão, dando destaque para a memória.
Nos contos são apresentados problemas do cotidiano, tais como: a falta de tempo devido ao trabalho. problemática de velhice, uma crítica direta e subordinação humana. adultério, revolta e indignação pela invalidez.
Autor
Vladimir Souza Carvalho sergipano, de Itabaiana, inicialmente foi Juiz de Direito da Comarca de Nossa
Senhora da Glória (1978) e depois, da de Campo do Brito (1980) ambas em Sergipe, ingressando em seguida na Justiça Federal como magistrado da Seção Judiciária no Piauí (1984), removendo-se após para a de Alagoas (1985), até chegar a de Sergipe, onde se encontra, desde de dezembro de 1987, no comando da II Vara. É o decano dos Juízes Federais da 5ª Região, Tem livros nas áreas da poesia, ficção, história municipal de sua terra e folclore.
Para ir mais a fundo clique aqui.

Nenhum comentário:
Postar um comentário