Bem-Vindo

Seja bem-vindo ao blog da equipe A Bagaceira, da 10ª Gincana Literária do Colégio Monteiro Lobato.
Aqui você encontra tudo sobre todo o conteúdo programático de literatura do 3º ano do ensino médio.
Aproveite e desfrute o que esta "bagaceira" tem a vos oferecer...
Aqui você encontrará inúmeros vídeos tratando-se de reportagens, depoimentos, homenagens e especiais para informar de forma dinâmica e divertida.

domingo, 28 de agosto de 2011

Concretismo

Introdução

Concretismo foi a mais importante corrente de vanguarda da nossa literatura, surgido em 1950, influenciando poetas, artistas plásticos e músicos. A intenção deste movimento concreto era desvincular o mundo artístico do natural e distinguir forma de conteúdo. Defendia a nacionalidade e rejeitava o expressionismo, o acaso, a abstração lírica e a aleatória.

Características

Os poetas concretistas brincavam com as formas, cores, decomposição e montagem das palavras, para tais efeitos, recorreram ao futurismo e ao cubismo. O aproveitamento do espaço do papel, a valorização do conteúdo sonoro e visual, possibilidades de diversas leituras através de diferentes ângulos e o banimento do verso são mais algumas características desse movimento.

Principais Autores

  • Décio Pignatari

Poeta, ensaísta, tradutor, romancista, contista, advogado, dramaturgo, publicitário e professor, nasce em Jundiaí, São Paulo, filho de imigrantes Italianos, mas cedo transfere-se para Osasco, onde morou até os 25 anos. Publica seus primeiros poemas na Revista Brasileira de Poesia, em 1949. No ano seguinte estréia com o livro de poemas, Carrossel, e em 1952 funda o grupo e edita a revista-livro Noigrandes, com os amigos, os poetas irmãos, Haroldo de Campos (1929 - 2003) e Augusto de Campos (1931). Em 1953 forma-se em direito pela Universidade de São Paulo (USP) e em seguida viaja para Europa, onde passa dois anos, mantendo contatos com diversos intelectuais. Em 1956 o grupo Noigrandes lança oficialmente o movimento de poesia concreta, durante a Exposição Nacional de Arte Concreta, no Museu de Arte Concreta de São Paulo. 

Saiba mais sobre Décio Pignatari aqui. Veja suas Obras aqui.

                                         Entrevista com Décio Pignatari - Vereda Literária
Parte 2 e Parte 3 (Final)

  • Augusto de Campos

Augusto Luis Browne de Campos, poeta, advogado, tradutor e ensaísta, nasce em São Paulo, irmão mais novo do também poeta, tradutor e ensaísta Aroldo de Campos (1929 - 2003) Em 1949 é publicado na Revista Brasileira de Poesia, o clube de poesia de São Paulo, ligado a chamada, geração de 45. Em 1951, Estreia com edição independente com o livro de poemas O Rei Menos o Reino. No ano seguinte com o irmão Haroldo e o poeta e ensaísta Décio Pignatari (1927) Forma o grupo Noigrandes, e edita a revista-livro Homônima. Em 1955, publica no seu segundo número da Noigrandes uma serie de poemas em cores, Poetamenos, considerado o marco inaugural da poesia concreta no Brasil.

Saiba mais sobre Augusto de Campos aqui. Veja suas obras aqui.

                                              Augusto de Campo e Cid Campos - Tensão 



Nenhum comentário:

Postar um comentário