Introdução
A literatura brasileira também passa por profundas alterações, com algumas manifestações representando muitos passos adiante e outras, um retrocesso. O tempo, excelente crítico literário, encarrega-se da seleção.
A prosa tanto nos romances como nos contos, aprofunda a tendência já trilhada por alguns autores da década de 1930 em busca de uma literatura intimista, de sondagem psicológica, introspectiva, com destaque todo especial para Clarice Lispector.
Ao mesmo o tempo o regionalismo adquire nova dimensão com a produção fantástica de João Guimarães Rosa e sua recriação dos costumes e falas sertanejas, penetrando fundo na psicologia do jagunço do Brasil Central
Na Poesia, final dos anos 1940 revela um dos mais importantes poetas da nossa literatura, não filiado esteticamente a qualquer grupo e aprofundador das experiências modernistas anteriores: João Cabral de Melo Neto. Como contemporâneos seus, e com alguns pontos de contato com sua obra, devem ser ainda citados Ferreira Gullar e Mauro Mota.
Contexto Histórico
Encerra a Segunda Grande Guerra, que havia concentrado todas as grandes atenções no plano internacional, os problemas internos do país vem novamente a tona. São fatos marcantes no período de 45 a 50.
- 1945 Término da Segunda Guerra Mundial
- 1946 Eleição de Eurico Gaspar Dutra
- 1950 Eleição de Getúlio Vargas
- 1954 Suicídio de Getúlio Vargas
- 1955 Eleição de Jucelino Kubitschek
- 1960 Inauguração de Brasília
Principais Autores
- Guimarães Rosa
João Guimarães Rosa nasceu em 1908 em Codisburgo-MG. Formou-se em medicina e exerceu a profissão até 1934, quando ingressa na carreira diplomática, servindo na Alemanha, Colômbia e França. Em 1963 foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras, Adiando a posse até 1967. Morreu naquele ano três dias depois da solenidade da posse, vítima de um ataque cardíaco.
Publicando seu primeiro livro, Sagarana, em 1946, um ano após a queda de Getúlio Vargas e o início das produções da chamada geração de 45. Guimarães Rosa apontaria novos rumos para a literatura brasileira.
Veja mais sobre Guimarães Rosa aqui. E veja suas obras aqui.
Guimarães Rosa - Mestres da Literatura - 1 de 3
- Clarice Lispector
Clarice Lispector nasceu em 1925 na Ucrânia. Ela veio para o Brasil aos dois meses de idade. Criou-se no Recife, mudando-se para o Rio de Janeiro aos doze anos. Formou-se em Direito e aos dezessete anos escreveu seu primeiro livro Perto do coração selvagem.
Clarice Lispector é o principal nome de uma tendência intimista da moderna literatura brasileira. Sua obra apresenta como principal eixo o questionamento do ser humano, resultando no chamado romance introspectivo. "Não tem pessoas que cosem para fora?" - Eu coso para dentro. Assim explica a autora o ato de escrever.
Veja aqui a autobiografia de Clarice Lispector. E suas obras aqui.
Entrevista com Clarice Lispector Parte 1
- João Cabral de Melo Neto
João Cabral de Melo Neto, nasceu no Recife em 1920. Em 1942 estréia o livro Pedra do sono, onde é nítida a influência de Carlos Drummond de Andrade e Murilo Mendes. Em 1945 publica O Engenheiro, em que se manifestam rumos definidos de sua obra. Nesse mesmo ano presta concurso para carreira diplomática, servindo na Espanha, Inglaterra, França e Senegal. Em 1969 é eleito por unanimidade para a Academia Brasileira de Letras.
A poesia de João Cabral de Melo Neto se caracteriza pela objetividade na constatação da realidade, do cotidiano, desenvolvendo-se em alguns casos, em direção ao surrealismo.
Veja mais sobre João Cabra de Melo Neto aqui. E suas obras aqui.
Entrelinhas - João Cabral de Melo Neto



















