Principais Autores
Carlos Drummond de Andrade

Carlos Drummond de Andrade nasceu em 1902, em Itabira - MG. Realizou os primeiros estudos em Itabira, Belo Horizonte e Nova Friburgo, formando -se em Farmácia, em 1925. Sem interesse pela profissão de Farmacêutico, licenciou Geografia e Português, dedicando-se também ao jornalismo, atividade que encerrou em 1985. Em 1928, ingressou no funcionalismo, tendo exercido, entre outros cargos, a chefia de gabinete de ministro da Educação. Apesar de vários convites nunca se candidatou a uma vaga na Academia Brasileira de Letras. Morreu no Rio de Janeiro, onde residia desde 1933
Carlos Drummond de Andrade é sem dúvida, o maior da poesia contemporânea brasileira.
Veja mais sobre Carlos Drummond de Andrade aqui.
Cecília Meireles

Cecília Benevides de Carvalho Meireles nasceu em 1901 no Rio de Janeiro, diplomou-se como professora pela Escola Normal (Instituto de Educação - RJ) em 1917. Além de se dedicar ao magistério primário, colaborou nos principais jornais cariocas e deu cursos de Literatura Brasileira no Estados Unidos e no México. Premiada duas vezes pela Academia Brasileira de Letras, soma-se também à sua biografia o título de doutora honoris causa, da Universidade de Delhi (Índia), morreu com 63 anos no Rio de Janeiro.
Veja mais sobre Cecília Meireles aqui.
Murilo Mendes

Murilo Monteiro Mendes nasceu em 1901 em juiz de Fora (MG). Fez os primeiros estudos na cidade natal mudando-se para o Rio de Janeiro em 1920. De 1957 até sua morte em 1975, lecionou estudos brasileiros em Roma. Em 1972, recebeu o Prêmio Etna - Taormina.
Veja mais sobre Murilo Mendes aqui.
Jorge de Lima

Jorge Mateus de Lima nasceu em 1895 na cidade de união (AL). Formado em Medicina, foi deputado estadual em Alagoas e professor universitário. Em 1930, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde foi presidente da Câmara de Vereadores do antigo Distrito Federal
A exemplo de Mendes, Jorge Lima também trilhou caminhos curiosos na literatura brasileira: de poeta parnasiano em XIV alexandrinos, chega a poesia social paralelamente a poesia religiosa. A poesia social apresenta belas composições quando Jorge de Lima assume a coloração regional, usando a memória de um menino branco marcado por uma influencia repleta de imagens de engenhos e de negros trabalhando em regime de escravidão.
Veja mais sobre Jorge de Lima aqui.
Vinicius de Moraes

Marcus Vinicius de Melo Moraes nasceu em 1913 no Rio de Janeiro. Bacharelou-se em Direito, em 1933. Dez anos depois ingressou na carreira diplomática, tendo servido em diversos países. Dedicou-se ao cinema e a música popular brasileira que se convencionou chamar Bossa Nova.
Veja mais sobre Vinícius de Moraes aqui.

Nenhum comentário:
Postar um comentário